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Brasilidade à flor da pele

20/06/2012

Um país de cores, formas, contrastes, texturas, diversidade. Um povo alegre, multicultural, criativo. Misturando todas essas características chega-se à Brasilidade (ou brasileirismo, como queira) que nada mais é do que a bossa, o estilo e o jeitinho inconfundível. “O Brasil é um país que tem uma forte miscigenação. A mistura de costumes faz com que o brasileiro seja um povo de hábitos diversificados,” comenta Luciana Orsolin, diretora executiva da Acessories, de Novo Hamburgo/RS. “Brasilidade é a mistura de raças, cores, sabores e aromas deste país que acolheu um pouco de cada cultura que aqui chegou” esclarece Patrícia Gagliano Hassid, diretora de produto da Thay Thay, de São Paulo.

ZZBananaEsse mix espontâneo de sorrisos, natureza e vida leve, entrou na moda e o se tornou febre no exterior.  O Brasil, enfim, é a bola da vez. “A divulgação do Brasil no mundo está forte em termos de poder de consumo. É evidente a força econômica do nosso país. Somos admirados por termos nos fortalecido, mas também pelo nosso jeito descontraído e carinhoso”, comenta Marcia Spilberg, diretora da ZZBanana, do Rio de Janeiro.

A valorização tem sido percebida pelos próprios brasileiros em viagem ao exterior. “Na última viagem à Europa senti um tratamento diferenciado quando citava a minha nacionalidade. Todos faziam questão de ser simpáticos, querendo informações sobre o Brasil. Com a vinda da Copa e das Olimpíadas, o Brasil está despertando um interesse muito maior” acrescenta Tatiana Gewehr, gerente comercial da Home Collection, de São Paulo.

Com a Europa em crise, o mundo abriu os olhos para o Brasil, um país com potencial de consumo. “Hoje representamos três empresas de fora. Com uma delas aconteceu assim: a empresa quis entrar no Brasil e nos procurou, isso tem acontecido com várias outras que nos enviam e-mail oferecendo parceria” afirma Natalia Zendron Morelli, diretora executiva da Anova Trade, de Brusque/SC.

 

Essa tal Brasilidade que ainda não tem uma definição exata, oscila entre a inspiração e o genuinamente brasileiro. Na decoração, a Brasilidade está impressa tanto em objetos importados, quanto em produtos made in Brazil. “Nós desenvolvemos na China tapeçarias de Aubusson com desenhos do Brasil ilustrados por Debret”, comenta Claudia Carvalho, diretora da Rug Hold, do Rio de Janeiro. A empresa Szalay segue o mesmo caminho: “nossos produtos são revestidos com tecidos importados, porém customizados de maneira criativa em terras brasileiras. Além disso, desenvolvemos produtos com a assinatura de designers brasileiros” explica Raffaella Rua, marketing da Szalay, também do Rio de Janeiro.

Há empresas que apostam na matéria prima e no desenho nacional como valor agregado: “Hoje fazem parte de nosso time jovens designers que apresentam traços marcantes de brasilidade em seus projetos. Os designers brasileiros estão sendo cada vez mais valorizados, despertando o interesse do mercado externo. Um exemplo disso é a parceria que estamos fechando com uma empresa belga que comercializará nossos produtos em toda a Europa”, explica Alessandra Delgado, diretora de produto da Gironadesign, de São Paulo.

Desenho nacional? Ah! Esse vai muito bem, obrigada. Depois de Oscar Niemeyer, Romero Britto e Irmãos Campana, o Brasil abriu as portas para o mundo do design e nunca mais fechou. Peças assinadas traduzindo o jeitinho brasileiro são valiosas para a indústria da decoração, da moda, da arte e do design em geral. “Essas peças têm a história do Brasil em sua essência e o ambiente ganha vida com elas, o desenho inusitado pode transformar a criação, modificando sua função básica e até mesmo otimizando seu uso”, comenta Luciane Silva, analista de marketing da Class Mobile, de Arapongas/PR

É fácil concluir que a Brasilidade está mesmo em evidência. Uma imagem positiva de um país melhor está sendo criada. O desafio agora é saber aproveitá-la. E você, já encontrou a sua Brasilidade? “São os ricos materiais encontrados na natureza que inspiram a criatividade de nossos habilidosos artistas, artesãos e designers. Enfim, brasilidade é o jeito simples de ser, não abrindo mão da ousadia e da criatividade”,  finaliza Danielly Escorel, comercial da Decorare Textil, de Cabedelo, Paraíba.

 

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