ABUP - Feiras de Decoração e Utilidades Domésticas

ABUP > BLOG > Abup Home & Decor > Decantando Vinhos

Decantando Vinhos

18/08/2012

O processo de decantação de vinhos, além de tudo, é um charme à parte em qualquer jantar. Mas a decantação está longe de ser somente um ritual de mesa ou status do anfitrião. Decantar vinho é ciência.

A decantação é indicada para vinhos mais jovens (5 a 8 anos) e visa separar os sedimentos, levando-os ao fundo do recipiente. Não se recomenda decantar vinhos antigos (15 a 20 anos), pois o vinho estará mais fragilizado devido ao grande tempo em que permaneceu confinado na garrafa.

Para o processo de decantação, usa-se o decanter que é um recipiente de fundo largo e abertura estreita, de vidro ou cristal. Além da separação de sedimentos, o decanter serve também para oxigenar o vinho, dentro dele boa parte da bebida fica em contato com o ar, já na garrafa, a oxigenação é lenta e limitada.

O contato com o oxigênio provoca uma aceleração na maturação do vinho, reduz a tonicidade, intensifica os aromas da fruta, evapora um pouco do alto teor alcoólico e ganha harmonia, maior maciez e menos agressividade ao paladar. O ideal é decantar o vinho até que ele esteja no ponto, denso e tânico. Vá provando. Acredita-se que 40 minutos seja o tempo ideal para que o vinho esteja do jeito que você espera.

Somente os vinhos tintos mais duros devem ser decantados, pois os mais delicados podem perder sua exuberância no processo. Para os brancos, a decantação é recomendada somente para os mais jovens (seis meses a um ano). Nem pense em decantar champanhe e espumantes, pois perdem a gaseificação e adeus às borbulhas, o charme de todas as festas.

Acompanhe uma seleção de Decanters, taças e acessórios.

Comentários do facebook