Entrevista – Stefano Seletti: ícone do design moderno
19/08/2015
Uma das marcas mais descoladas do design mundial, a italiana Seletti conquista a cada ano novos mercados. Comandada pelo designer e empresário Stefano Seletti, a grife é conhecida pela união da simplicidade e elegância, em materiais como a porcelana e o vidro.
Em visita ao 31º ABUP SHOW, o empresário apresentou algumas de suas coleções, consideradas ícones do design moderno. Dentre as peças, destacam-se as linhas Machine Collection (em parceria com a grife Diesel Living), DYI, Hybrid e Estetico Quotidiano. Seus produtos são distribuídos no país, com exclusividade, pela empresa Viszla, estreante no evento.
Confira entrevista exclusiva:
Como e quando surgiu a grife Seletti?
A Seletti foi fundada pelo meu pai em 1964 na Italia. Em 1972, ele viaja pela primeira vez para China , para desenvolver a fabricação dos produtos.
Qual a proposta da Seletti?
A proposta da Seletti é muito ampla. Produzimos diferentes tipos de produtos para mesa, iluminaçao e decoração, pensando sempre no aspecto economico acessível dos nossos produtos. Infelizmente, no seu país esta caracteristica fundamental se torna um obstáculo por conta das altas taxas de importação.
Como funciona o processo de criação das peças e quais materiais costuma utilizar?
Recebemos todos os dias dezenas de propostas de designers do mundo inteiro. O processo criativo segue uma lógica relacionada a novos materiais ( no momento, o cimento) e a procura do mercado ( a iluminação é o setor que ultimamente tem evoluido e nos dado muita satisfação). E é o que mais me “emociona” e que acredito que possa transmitir ao maior número de pessoas. Os nossos produtos têm sempre a característica, como definem os ingleses, de “ como iniciar uma conversa” (to start a conversation).
Quando a grife estreou no Brasil e pode-se dizer que o Brasil é uma influência para o design da Seletti?
Começamos a nossa aproximação com o mercado brasileiro em 2006. Sendo casado com uma brasileira e com 2 filhas que tem o passaporte tanto brasileiro como italiano, considero o Brasil minha segunda casa. Temos uma parceria há alguns anos com a Viszla (cuja a família sou muito ligado) e juntos estamos tentando desenvolver o mercado brasileiro.
Qual a expectativa de estrear no ABUP SHOW e qual o principal lançamento previsto?
As expectativas de expor na feira ABUP é muito alta por várias razões. Antes de mais nada é a feira mais importante do país e por isso esperamos um grande numero de visitantes. Nossos produtos tem uma proposta diferenciada daqueles que são apresentados por outras empresas internacionais e nacionais ao mercado brasileiro.
Fale um pouco sobre a parceria da grife com a Diesel Living?
A colaboração com Diesel começou há um ano e meio. Eles colaboram no setor de móveis com empresas muito importantes como a Moroso, na iluminação com a Foscarini, na cozinha com a Scavolini, e para nós foi uma enorme honra e prazer quando entararam em contato com a nossa empresa para propor uma colaboração. O produto tem tido um enorme sucesso mundial principalmente no Oriente e já estamos trabalhando uma nova coleção muito interessante.
Quais são seus planos futuros para a Seletti?
Estamos investindo novamente na busca de novos materiais em colaboração com jovens designers e com outros já conhecidos. Estamos trabalhando em uma nova concepção de exposição, no setor da iluminação com um sistema inovador e estamos pensando em uma nova linha voltada para a decoração.
Posted by Mariana Couto, jornalista – imprensa@abup.com.br