ABUP - Feiras de Decoração e Utilidades Domésticas

ABUP > Na mídia (Imprensa) > GAZETA ONLINE – COLEÇÃO NATURAIS DA TERRA

GAZETA ONLINE – COLEÇÃO NATURAIS DA TERRA

10/03/2020

Coleção Naturais da Terra, assinada por Jacqueline Chiabay, chega a Frankfurt

Arte e decoração são temas sempre em voga aqui no Decorei. E hoje especialmente eu trago o trabalho de uma querida amiga, competentíssima artesã, designer e consultora, que é especialista em artesanato com couros e tramas, Jacqueline Chiabay.

Ela começou 2020 cheia de novidades, levando o nome do nosso Brasil para fora por meio da Ambiente, a maior feira internacional de decoração de interiores e e artigos para o lar, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de fevereiro, em Frankfurt, onde as que estão moldando a indústria estavam sob holofotes. Um verdadeiro ponto de encontro global para novos sucessos. A Ambiente é considerada a plataforma mais importante de fornecimento para a Ásia.

Em parceria com a MARCO500, Jacqueline expôs na feira a coleção “Naturais da Terra”, peças lindíssimas, assinadas por ela!

Se vocês estão curiosos para saber como as peças são produzidas, fiquem ligados no Decorei…

Mas antes de entender como a produção é feita, é preciso saber que o studio de Jacqueline é formado por mulheres, artesãs, donas de casa e agricultores, na zona rural de Guarapari, Marataizes, Anchieta e Viana, no Espírito Santo. Eles encontram ocupação alternativa e geração de renda para suas famílias por meio do artesanato.

#decoreianteando

De forma cooperativa, toda a demanda é compartilhada, passando por todas as etapas do processo produtivo. A maior parte da produção é realizada em várias comunidades, onde os envolvidos são treinados de acordo com a especificidade da técnica utilizada e da demanda. Até 150 pessoas e artesãos já estiveram envolvidos em uma produção. Esse número corresponde ao número de peças a serem produzidas em cada projeto. A principal matéria-prima utilizada é o desperdício de couro de cabra, proveniente e comprado das indústrias brasileiras de vestuário que trabalham com esse material.

A inspiração da criação vem da matéria-prima e do artesanato tradicional, onde as técnicas utilizadas são crochê, tricô, macramê, trança, bordado, entre outros fios criados, valorizando as manualidades de inúmeras mulheres e pessoas. Tiras e peças de couro cortadas à mão e trabalhadas em conjunto com o design e essas técnicas, tornam-se objetos artesanais contemporâneos para o segmento de moda e decoração.

#responsabilidadesocial

O resíduo dessa produção alimenta o Projeto Novas Marias, para o qual foram desenvolvidas técnicas e peças únicas que se tornam ocupação e renda para um grupo de presos, participantes dessa ação e para suas famílias. Às vezes, e conforme a habilidade ou capacidade específica, esse grupo também está envolvido na produção de altas demandas do grupo Studio Leather and Weft.

E para dar seguimento às novidades deste ano, a designer já desembarcou em São Paulo para levar sua coleção para a ABUP, principal feira de decoração, mesa posta, utilidades domésticas e linha têxtil, que acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes, famosa ABUP.

 

FONTE: bit.ly/3cGVm4F

Comentários do facebook