ABUP - Feiras de Decoração e Utilidades Domésticas

ABUP > Releases (Imprensa) > Release - ABUP > Handmade: o valor do feito à mão e sua potencialidade no décor

Handmade: o valor do feito à mão e sua potencialidade no décor

08/12/2023

Produzir à mão envolve um trabalho minucioso que exige muito além da habilidade.

Histórias de vida, valorização cultural e sentimentos são refletidos nas peças, em uma tendência bastante evidente na última edição da ABUP Decor Show

Durante a última edição da ABUP Decor Show, o lançamento da coleção Jardim Mágico, da expositora Marô Antunes, trouxe elementos inspirados na natureza expressos por muitos tons de verde e claro, as bolinhas, traço inconfundível no trabalho da profissional que é reconhecida por suas cerâmicas tradicionais feitas à mão | Foto: Divulgação Marô Antunes

 

Favorecendo a conexão entre o ser e os ambientes, a mente artística permite que mãos possam expressá-las por meio da capacidade de criar peças funcionais e belas, dignas de apreciação. Junto com a essência do criador, a identidade cultural e a valorização dos saberes ancestrais são aspectos fundamentais que marcam a produção de peças artesanais, o conhecido Handmade (feito à mão) que diversos artistas dão vida às suas produções.

 

A ABUP Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes, sabe que cada peça artesanal retrata traços diretos dos valores e a identidade cultural do povo que a produziu, com habilidades e conhecimentos que são transmitidos por gerações. “Nos últimos tempos, acompanhamos a construção de um novo conceito na arquitetura de interiores, que cada vez mais admira e abre espaço para o consumo de itens feitos à mão”, afirma Jamil Rima, presidente da ABUP.

 

A coleção Plantas, feita à mão pela artista plástica brasileira Vanessa Lazzari, foi inspirada na dificuldade que muitos têm em manter plantas naturais dentro de casa. Durante a ABUP Decor Show, ela apresentou sua proposta de unir design, arte e natureza em um único propósito: libertar a imaginação e a criatividade através de plantas artísticas personalizadas e exclusivas. | Fotos: Adri Felden

 

No universo handmade, inúmeras possibilidades criativas podem ser realizadas por um artista solo ou em grupo, movimento que vem efetivamente abrindo portas de emprego e empoderando principalmente um número expressivo de mulheres ao redor do mundo. De acordo com dados do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos), a economia criativa segue em crescimento e é um dos segmentos que mais gerou oportunidade de negócios durante a pandemia.

 

Confira, a seguir, detalhes sobre o movimento e os principais expositores que vivem a filosofia do feito à mão que foram apresentadas com exclusividade, na edição de julho da melhor feira de utilidades e presentes do Brasil, a ABUP Decor Show.

 

 

O crescimento do Handmade na ABUP Decor Show

 

 Em um âmbito global, cada vez mais as peças feitas à mão ganham espaço nas feiras internacionais e na ABUP Decor Show não foi diferente. De acordo o presidente da associação, os últimos três anos foram marcados por um aumento de 100% no número de associados. Nessa transformação do segmento decorativo, Rima também evidencia uma mudança significativa: muitos expositores que trabalhavam com foco exclusivo na importação, agora contam com produtos artesanais brasileiros em seu portfólio. É o caso da expositora Rosa Maria Home Decor, que trabalha com a valorização de pessoas e processos manuais há cerca de 10 anos:

O aconchego das mantas de malha feitas à mão, da marca Rosa Maria Home Decor, foi um dos grandes sucessos da última ABUP Decor Show. As mantas, que também são peseiras de cama, são produzidas com dedicação e amor, representada por cada laçada cuidadosamente pensada e tecida por mãos habilidosas de artesãs da Serra Gaúcha. | Fotos: Adri Felden

 

 

Handmade x Artesanal

 

Embora aclamadas, existem muitas dúvidas quando o assunto é diferenciar o processo artesanal do handmade. Ao contrário de uma peça produzida de forma industrializada por máquinas, a produção por meio das mãos transmite sentimentos e histórias agregadas na concepção do item.  Enquanto o handmade se refere a todo conteúdo executados manualmente, o artesanal abrange um espectro mais amplo, incluindo produtos que também podem envolver algum grau de maquinário ou ferramentas específicas. “Ainda assim, não deixam de exprimir um forte toque artístico e criativo”, enfatiza o presidente da ABUP.

 

Um grande exemplo de handmade são os quadros autorais do ateliê carioca Unquê, especialistas em bordados em aquarelas, que estiveram na feira:

O bordado da Unquê fala por si e é elaborado com a potência do feito à mão. Além dos lindos quadros, sua linha de cerâmicas bordadas tem um propósito de memória afetiva, resgatando a história da cerâmica brasileira | Fotos: Adri Felden

 

Na sutil diferenciação entre feito à mão e artesanal, relaciona-se também o grau de produção manual e individualização do produto. A Belca, artista visual e expositora da ABUP Decor Show, também trabalha exatamente nesse conceito de handmade:

Coleção de quadros em Arte Colagem e moldura de madeira exclusiva retrata uma composição  interessante e completamente inusitada. Na imagem, a linha de quadros 2023 da Belca reúne elementos e paletas de cores cheias de significado e papéis especiais, de diferentes texturas, para dar vida à obra da artista, totalmente inspirada na natureza. | Fotos: Adri Felden

 

 

A importância o impacto do Handmade no mercado da decoração

 

Muito além de uma atividade para geração de renda, o status do feito à mão é entendido como uma direção para o desenvolvimento humano e social, conectando as pessoas com a própria capacidade de criar e transformar sua realidade. Nesse contexto, os produtos se destacam por oferecer uma leitura única e personalizada, que atende a demanda de consumidores em busca de peças especiais e diferenciadas.

 

A coleção apresentada por Rosalva Siqueira, no Projeto Célula, da ABUP, traz uma aglomeração de memórias afetivas do Nordeste como frutos, cores, clima, geografia, flores entre tantos outros. | Foto: Adri Felden

 

Com visual clean e design prático, o branco compõe com elegância as peças de mesa posta do LuLi Ateliê, expositor do Projeto Célula. Os pratos com bordas recortadas à mão e efeito de ondas foram um grande destaque na feira | Fotos: Adri Felden

 

Não tem como negar a exponencial valorização do feito à mão, principalmente em países mais desenvolvidos do hemisfério norte. Essa crescente está diretamente relacionada à preocupação com a sustentabilidade e fabricação consciente, haja vista os objetos handmade tendem a apresentar um menor impacto ambiental em comparação com a produção em massa.

 

 

O valor inestimável do Handmade

Homens e mulheres, com diferentes níveis de escolaridade e de várias classes sociais, se dedicam diariamente para a execução de itens por suas próprias mãos. “A ABUP Decor Show, abraça a memória afetiva e a essência do local de origem de cada produto”, finaliza Jamil Rima, presidente e porta-voz da associação.

 

A artista Ju Amora passou parte da feira pintando o grande vaso de cerâmica que compõe sua coleção Travessia, apresentada em parceria com a Casa Bonita. Diretamente de Maragogipinho, grande polo cerâmico situado na Bahia, cada peça pintada à mão representa o processo de luto da artista, cujo pai era nascido no mesmo Estado.| Fotos: Marcos Issa

 

 

Sobre a ABUP – Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes

Com sede em São Paulo, a ABUP – Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes – é uma associação sem fins lucrativos formada por um grupo de empresas que atuam no segmento CASA, há 28 anos. No esforço de crescimento e superação contínuos, proporciona um intercâmbio de ideias e relacionamentos, incentiva e estimula o empreendedorismo de seus associados. Através de suas iniciativas, realiza eventos, os mais importantes salões de negócios nacionais do setor, impulsiona seus expositores de forma internacional e contribui para o crescimento da economia brasileira.

www.abup.com.br / abup@abup.com.br

 

Agosto/2023

Informações para a imprensa: 

dc33 Comunicação 

 

Vitória Messias, Glaucia Ferreira e Danilo Costa

redacao@dc33.com.br

coordenacao@dc33.com.br

danilo@dc33.com.br