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Stories do Instagram: Como Lojistas Podem Usufruir Dessa Ferramenta?

30/10/2018

O Instagram tem se mostrado uma excelente ferramenta para negócios de todos os segmentos e tamanhos. Com grande poder de gerar engajamento, ele tem sido parte fundamental das estratégias de muitas empresas. Nesse sentido, você sabia que o Instagram Stories pode ser um grande aliado dos lojistas em suas ações de marketing?

Contudo, para que isso aconteça, é necessário saber usufruir dessa ferramenta da melhor maneira possível. Sendo que isso se refere tanto ao correto uso dos recursos que ela oferece quanto à realização de ações persuasivas e capazes de engajar o público.

Desse modo, se você é lojista e quer aprender a fazer isso, este artigo certamente lhe ajudará. Nele, mostraremos como usar o Stories (aspectos técnicos) e como usufruir dos benefícios que ele pode gerar. Confira!

 

Como usar o Stories do Instagram e os seus diversos recursos

O Stories do Instagram permite que você publique conteúdos em diversos formatos (fotos, textos, desenhos e vídeos). A duração de cada Stories varia de acordo com o formato do conteúdo e os recursos usados. Eles são visualizados como se fossem slides, aspecto que caracteriza o nome, já que é realmente possível criar uma história. Sendo que, caso a pessoa que está visualizando um Stories queira pausá-lo para prestar atenção em algum detalhe, basta colocar (e manter) o dedo sobre a tela.

As fotos podem ser tiradas na hora ou importadas da galeria do celular, já que o Instagram, caso você permita, tem acesso à câmera. Já em relação aos vídeos, eles podem ser de, no máximo, 15 segundos, exceto no caso dos vídeos – transmissões – ao vivo. Existem também vários efeitos que podem ser usados nessas publicações para incrementá-las.

Além disso, vale destacar que os conteúdos desaparecem após 24 horas. E esse talvez seja um dos motivos do sucesso do Stories, afinal, o seguidor sabe que, caso não visualize rapidamente a publicação, não terá outra chance no dia seguinte.

Porém, existe uma maneira de tornar um Stories “eterno”. Basta salvá-lo como um “Destaque”. Ao fazer isso, ele vai ficar no perfil até que você decida excluí-lo. A opção “Destaque” aparece na parte inferior direita da tela quando o usuário visualiza o seu Stories.

 

Como publicar um Stories

Estando na tela principal do Instagram, você tem 3 opções para ir ao Stories e fazer uma publicação:

  1. Arrastar a tela para o seu lado direito;
  2. Clicar no desenho de uma câmera (localizado na parte superior esquerda);
  3. Clicar no círculo, que também fica na parte superior esquerda da tela (abaixo do desenho da câmera), onde tem o sinal + e, embaixo, o termo “Seu story”.

Observação: se você tiver publicado algum Stories nas últimas 24 horas, não aparecerá o sinal + junto com o círculo. Assim, para fazer uma nova publicação, é necessário pressionar o círculo por alguns instantes. Caso você apenas clique nele, vai simplesmente visualizar o seu próprio Stories.

Fazendo qualquer uma das 3 ações mostradas acima, você será direcionado para a tela do Stories do Instagram. Lá, existem diversas alternativas para a publicação de conteúdos. As principais são:

  • Publicar uma foto da galeria;
  • Tirar uma foto na hora;
  • Fazer um vídeo curto (com o limite máximo de 15 segundos – existem vários efeitos para esse tipo de conteúdo);
  • Fazer uma transmissão ao vivo (que não tem limite de tempo, mas ficará disponível apenas por 24 horas também);
  • Escrever um texto.

 

Exceto no caso dos vídeos ao vivo, é possível fazer uma série de edições nos conteúdos antes de efetivamente publicá-los. Isso envolve efeitos de texto, edições nas fotos, mudança na luz e várias outras coisas. Em relação à utilização dos recursos de edição, todos eles são bastante intuitivos. Além disso, como você vai visualizar o resultado final antes de publicar o conteúdo, pode apagar/desfazer as edições que não lhe agradaram.

 

Como o lojista pode alavancar seus negócios por meio do Stories

 

Algumas pesquisas recentes a respeito do Instagram mostraram que o Stories gera mais engajamento do que as postagens no feed. E a explicação para isso está exatamente em uma frase que já é um clichê quando o assunto é o marketing: “histórias cativantes e verdadeiras vendem”. Está aí a primeira razão para o lojista investir na utilização dessa ferramenta.

Mas, afinal, como criar essas histórias que vendem usando o Stories do Instagram? Existem vários caminhos a serem seguidos nesse sentido. Isso muito graças à diversidade de formatos de conteúdos que essa ferramenta permite que o lojista publique. Confira abaixo algumas alternativas que você tem em relação ao Stories e que certamente gerarão um bom retorno!

Mostrar o portfólio de produtos e a estrutura da sua loja

Ninguém compra aquilo que não vê. Por isso, o seu primeiro intuito em relação ao uso do Stories deve ser dar visibilidade ao portfólio de produtos da sua loja. Você pode tirar fotos e gravar vídeos do estoque em geral ou dando ênfase a produtos específicos. E como é possível publicar vários Stories em sequência, dá para apresentar muita coisa.

Também é importante mostrar a estrutura da loja. Um local moderno, organizado e limpo transmite profissionalismo e confiança. E isso é realmente muito valorizado pelo público atualmente. É interessante mostrar também os “bastidores” do seu negócio. As pessoas sempre se interessam pelo que acontece no backstage.

Principalmente nos Stories que apresentam produtos, vale a pena salvar os principais nos “Destaques” para que eles fiquem visíveis para o público além das 24 horas.

Explorar o recurso “enquetes”

O Stories do Instagram tem um recurso que permite fazer enquetes. Muitas empresas usam essa alternativa, por exemplo, para saberem a opinião dos seus seguidores sobre determinado produto. Mas essa é apenas uma das possibilidades.

Fazendo boas enquetes (que podem servir até mesmo como pesquisas), além de engajar as pessoas com as suas publicações, é possível saber a opinião delas sobre diversos aspectos relevantes a respeito do seu negócio. E isso pode ajudar demais na sua tomada de decisão.

 

Usar as principais hashtags do seu segmento

Há alguns meses, o Instagram liberou uma função que permite colocar hashtags nos Stories. E realmente vale a pena usá-las nas suas publicações. Pesquise quais são as principais hashtags do seu segmento e coloque-as nos seus Stories. Todas as pessoas que seguem ou que clicarem nas hashtags que você utilizar poderão ver os seus conteúdos.

Criar Stories com o Call To Action “Ver mais”

Você certamente já viu algum Stories no qual há, na parte inferior da tela, o termo “Ver mais”, certo? Trata-se de um CTA (Call To Action – Chamada para Ação) que direciona quem arrastar a tela para cima para outro local (vídeo no YouTube, site, blog, e-commerce…).

Ou seja, com apenas um “arrastar de tela”, você leva o seu cliente para a página de um produto, para o seu blog, enfim, para qualquer destino. Desse modo, esse é um recurso muito interessante e que deve ser amplamente explorado. Vale lembrar que essa opção é restrita aos perfis empresariais.

 

Conclusão

Quando usado adequadamente, o Stories do Instagram realmente pode fazer a diferença nas estratégias de marketing dos lojistas. Por isso, se você trabalha nesse segmento, não deixe de adotar as boas práticas que mencionamos acima. Além de alcançar um número maior de potenciais clientes, o Stories vai lhe ajudar a gerar mais engajamento por parte do público. E isso contribuirá para o aumento da visibilidade do seu negócio e, consequentemente, para a melhora das suas vendas.

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